Tomando banho de sol na quarentena

Tomando banho de sol na quarentena

O sol é conhecido como o “vilão” das doenças de pele, mas será que é realmente necessário fugir completamente do sol?  Não! Na verdade, expor-se ao sol diariamente e com moderação, pode ajudar a regular o sistema imunológico e dificultar a formação da dermatite atópica e da psoríase.

Para se expor ao sol sem sair de casa, a forma mais simples e segura é abrir portas e janelas com vista para o nascimento do sol, nos horários entre 9h e 10 horas da manhã.

A vitamina D é um hormônio esteroide essencial para nosso corpo pois sua função principal é a manutenção da saúde óssea, embora ainda exerça diversas outras funções diferentes no organismo. Quando falamos em vitamina D, diversos benefícios são relacionados a esse nutriente, desde fortalecer o sistema imunológico, bem como reduzir os efeitos do Alzheimer, combater o diabetes, prevenir fraturas, doenças cardiovasculares e auxiliar na prevenção do câncer.⠀

Alimentos como peixes, gema de ovo e queijos fornecem vitamina D ao organismo, porém a produção através dos raios solares é maior e mais efetiva. O indicado é se expor entre 15 a 20 minutos diários ao sol para obter a quantidade adequada de vitamina D.⠀

Portanto, tomar sol, mas seguindo alguns cuidados básicos de exposição, como o uso de protetor solar nas áreas mais sensíveis, a exemplo da cabeça e do pescoço, é fundamental.

 

Imagem: Istock


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *